O DoutoradoO DoutoradoO Doutorado
  • Home
  • Ciência
    CiênciaShow More
    A estranha mudança que o cérebro humano sofre depois da meia-noite, segundo a ciência
    By Lara Amphetrion
    Ciência e educação se unem no projeto “Sementes do Cerrado”
    By Lara Amphetrion
    A ciência tem de interagir com a educação
    By Lara Amphetrion
    Cientistas recriam partes do cérebro humano em laboratório
    By Lara Amphetrion
    Vencedores das Competições Nacionais de Ciência recebem bolsa de estudo na UA
    By Lara Amphetrion
  • Notícias
    NotíciasShow More
    Aposentado como cidadão ativo: informação é poder na defesa dos próprios direitos — uma bandeira fortalecida pelo Sindnapi - Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos.
    Aposentado como cidadão ativo: O papel da informação na defesa dos próprios direitos
    By Lara Amphetrion
    Segundo Ademir Pereira de Andrade, a expansão do agronegócio fortalece a demanda e valoriza as terras em Igaratá.
    O papel do agronegócio no aquecimento do mercado de terras em Igaratá
    By Lara Amphetrion
    Instituto de Ciências Biomédicas da UFU abre edital para mestrado e doutorado
    By Lara Amphetrion
    Andre de Barros Faria mostra como unir estratégia e propósito cria empresas visionárias mesmo em tempos de hiperautomação.
    Estratégia e propósito: O que diferencia empresas visionárias em tempos de hiperautomação?
    By Lara Amphetrion
    Alex Nabuco dos Santos apresenta o novo paradigma urbano que combina estética, funcionalidade e responsabilidade ambiental.
    Planejamento urbano e sustentabilidade integrada: Como unir desenho de cidade, eficiência e valor imobiliário?
    By Lara Amphetrion
  • Tecnologia
    TecnologiaShow More
    Aluna da Uema apresenta estudo sobre otimização da destinação de resíduos sólidos na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
    By Lara Amphetrion
    Goiás Social certifica 225 estudantes em cursos de tecnologia e artes
    By Lara Amphetrion
    Inteligência artificial na educação: de ferramenta a objeto de aprendizado
    By Lara Amphetrion
    Estudantes de escola em Anápolis vencem desafio de educação e tecnologia apoiado pela Fórmula 1
    By Lara Amphetrion
    Acesso às tecnologias não chega para melhorar desempenho dos alunos
    By Lara Amphetrion
  • Sobre Nós
Font ResizerAa
O DoutoradoO Doutorado
Font ResizerAa
  • Home
  • Ciência
  • Notícias
  • Tecnologia
Follow US
Tecnologia

Acesso às tecnologias não chega para melhorar desempenho dos alunos

Lara Amphetrion
Last updated: julho 7, 2025 3:46 pm
By Lara Amphetrion
Published: julho 7, 2025
Share
5 Min Read
SHARE

Nos últimos anos, a inclusão digital tem sido apontada como uma solução para os desafios do ensino, especialmente no que diz respeito à redução das desigualdades entre estudantes. No entanto, um estudo recente indica que simplesmente disponibilizar computadores e acesso à internet não é suficiente para elevar o rendimento académico dos jovens. A pesquisa demonstra que a presença de recursos tecnológicos, embora essencial, não garante automaticamente um melhor aproveitamento escolar. Este resultado alerta para a necessidade de uma abordagem mais ampla e integrada, que envolva outros fatores determinantes para o sucesso educativo.

É fundamental considerar que o acesso à tecnologia representa apenas o primeiro passo para o desenvolvimento das competências necessárias no século XXI. As ferramentas digitais, por si só, não substituem a qualidade do ensino, o apoio pedagógico e a motivação dos estudantes. O estudo mostra que sem estratégias educativas adequadas e formação para o uso eficaz destes recursos, o impacto positivo no desempenho académico pode ser limitado. Por isso, é necessário que as políticas públicas e as escolas invistam também em capacitação e metodologias inovadoras que potencializem o uso da tecnologia como um verdadeiro instrumento de aprendizagem.

Além disso, fatores socioeconómicos e o ambiente familiar desempenham um papel crucial na construção do sucesso escolar. Mesmo com acesso a dispositivos eletrónicos e internet, estudantes que enfrentam dificuldades em casa ou que carecem de apoio para o estudo tendem a apresentar resultados inferiores. O estudo reforça que o desempenho académico depende de um conjunto complexo de variáveis, em que o acesso tecnológico é apenas uma delas. A interação entre escola, família e comunidade é vital para que os jovens possam tirar o máximo proveito das oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias.

Outro ponto destacado é a importância do acompanhamento pedagógico personalizado. Os recursos tecnológicos oferecem possibilidades variadas, mas precisam ser orientados por professores preparados para integrá-los ao currículo e adaptar as estratégias às necessidades de cada aluno. A tecnologia deve servir como complemento e não como substituição das práticas educativas tradicionais. O estudo sugere que o investimento em formação docente é tão necessário quanto a disponibilização de equipamentos e acesso à internet para promover uma melhoria real nos resultados escolares.

A pesquisa também chama atenção para a necessidade de infraestrutura adequada e manutenção constante dos equipamentos. Problemas técnicos e dificuldades de acesso podem comprometer a utilização efetiva das ferramentas digitais, levando à frustração e desmotivação dos estudantes. Portanto, assegurar não só a presença, mas a qualidade e a continuidade do acesso, é essencial para que a tecnologia cumpra seu papel no contexto educacional. Investir em suporte técnico e em ambientes digitais estáveis contribui para criar condições favoráveis ao aprendizado.

A motivação dos alunos é outro elemento determinante para que o acesso à tecnologia resulte em benefícios concretos. O estudo evidencia que jovens engajados, que percebem relevância e aplicabilidade nas ferramentas digitais, tendem a desenvolver melhor desempenho. Por isso, é importante que as iniciativas incluam conteúdos atrativos e contextuais, que estimulem o interesse e a participação ativa dos estudantes. O simples fornecimento de recursos não garante o engajamento necessário para que o aprendizado aconteça de forma eficaz.

Por fim, o estudo reforça a necessidade de políticas educacionais que considerem o acesso às tecnologias como parte de um conjunto integrado de ações. A melhoria do desempenho académico exige um esforço conjunto que envolva recursos, formação, apoio emocional e acompanhamento constante. A tecnologia é um recurso poderoso, mas seu potencial só é plenamente explorado quando inserido em um contexto que valoriza o desenvolvimento integral do aluno. Investir em múltiplas frentes é fundamental para garantir resultados duradouros.

Dessa forma, fica evidente que garantir o acesso dos jovens a computador e internet, embora essencial, não é suficiente para transformar a realidade educativa. O caminho para a melhoria do desempenho passa pela combinação de recursos tecnológicos, formação adequada, ambiente favorável e motivação dos estudantes. Compreender essa complexidade é essencial para construir políticas e práticas educacionais que realmente façam a diferença na aprendizagem dos jovens.

Autor : Lara Amphetrion

Share This Article
Facebook Copy Link Print
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Aposentado como cidadão ativo: O papel da informação na defesa dos próprios direitos

Aposentado como cidadão ativo é um tema central para compreender a importância…

O papel do agronegócio no aquecimento do mercado de terras em Igaratá

O agronegócio exerce influência decisiva no mercado de terras de Igaratá e…

Aluna da Uema apresenta estudo sobre otimização da destinação de resíduos sólidos na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A gestão eficiente de resíduos sólidos tornou-se um tema central para pesquisadores…

Leia mais

Tecnologia

Apps de estudo: Conheça as ferramentas para impulsionar sua vida acadêmica

By Lara Amphetrion
Tecnologia

Faculdade ESEG aposta em tecnologia e inovação para formar profissionais do futuro

By Lara Amphetrion
Tecnologia

Goiás Social certifica 225 estudantes em cursos de tecnologia e artes

By Lara Amphetrion
Tecnologia

Apps de estudo para vida acadêmica: transforme sua rotina com tecnologia educacional

By Lara Amphetrion
Praia Grande abre inscrições para bolsa de R$ 350 a estudantes da rede municipal
setembro 11, 2025
Matheus Vinicius Voigt explora como a engenharia impulsiona a energia inteligente e transforma a mobilidade urbana sustentável.
Energia inteligente nas cidades: como a engenharia está moldando a mobilidade urbana sustentável
outubro 9, 2025
O Doutorado

O Doutorado é o seu portal de notícias completo para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo acadêmico e científico. De pesquisas inovadoras a debates sobre políticas educacionais, oferecemos a cobertura mais relevante e aprofundada para doutorandos, pesquisadores e entusiastas do conhecimento.

O Doutorado - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?