O DoutoradoO DoutoradoO Doutorado
  • Home
  • Ciência
    CiênciaShow More
    Vencedores das Competições Nacionais de Ciência recebem bolsa de estudo na UA
    By Lara Amphetrion
    Talento Maranhense Brilha na Maior Feira de Ciência e Engenharia para Estudantes nos Estados Unidos
    By Lara Amphetrion
    Caminhos acadêmicos que despertam a vocação científica desde a graduação
    By Lara Amphetrion
    Seminário Criação Orgânica e Sustentabilidade reforça protagonismo da UFRGS na agropecuária ambientalmente consciente
    By Lara Amphetrion
    Projeto da Faculdade de Medicina da UFC lidera inovação tecnológica no SUS com foco em saúde digital
    By Lara Amphetrion
  • Notícias
    NotíciasShow More
    Uema abre inscrições para Bolsa de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação
    By Lara Amphetrion
    A linguagem corporal fortalece a oratória, transmitindo segurança e credibilidade ao público, explica Bruno Garcia Redondo.
    O corpo também fala: confira a importância da linguagem corporal na oratória
    By Lara Amphetrion
    Rodrigo Balassiano comenta os principais limites operacionais impostos pela ICVM 175 para fundos estruturados.
    Rodrigo Balassiano comenta: quais são os limites operacionais impostos pela ICVM 175
    By Lara Amphetrion
    Robson Gimenes Pontes
    Investimentos inteligentes: como escolher opções com segurança e rentabilidade
    By Lara Amphetrion
    Alexandre Victor De Carvalho analisa os efeitos retroativos na progressão de regime e como essa controvérsia vem sendo tratada pelos tribunais.
    Efeitos retroativos na progressão de regime: descubra o que os desembargadores pensam sobre essa controvérsia!
    By Lara Amphetrion
  • Tecnologia
    TecnologiaShow More
    Acesso às tecnologias não chega para melhorar desempenho dos alunos
    By Lara Amphetrion
    Apps de estudo: Conheça as ferramentas para impulsionar sua vida acadêmica
    By Lara Amphetrion
    Faculdade ESEG aposta em tecnologia e inovação para formar profissionais do futuro
    By Lara Amphetrion
    Educação jurídica a distância precisa equilibrar inclusão com excelência pedagógica
    By Lara Amphetrion
    Apps de estudo para vida acadêmica: transforme sua rotina com tecnologia educacional
    By Lara Amphetrion
  • Sobre Nós
Font ResizerAa
O DoutoradoO Doutorado
Font ResizerAa
  • Home
  • Ciência
  • Notícias
  • Tecnologia
Follow US
Tecnologia

Acesso às tecnologias não chega para melhorar desempenho dos alunos

Lara Amphetrion
Last updated: julho 7, 2025 3:46 pm
By Lara Amphetrion
Published: julho 7, 2025
Share
5 Min Read
SHARE

Nos últimos anos, a inclusão digital tem sido apontada como uma solução para os desafios do ensino, especialmente no que diz respeito à redução das desigualdades entre estudantes. No entanto, um estudo recente indica que simplesmente disponibilizar computadores e acesso à internet não é suficiente para elevar o rendimento académico dos jovens. A pesquisa demonstra que a presença de recursos tecnológicos, embora essencial, não garante automaticamente um melhor aproveitamento escolar. Este resultado alerta para a necessidade de uma abordagem mais ampla e integrada, que envolva outros fatores determinantes para o sucesso educativo.

É fundamental considerar que o acesso à tecnologia representa apenas o primeiro passo para o desenvolvimento das competências necessárias no século XXI. As ferramentas digitais, por si só, não substituem a qualidade do ensino, o apoio pedagógico e a motivação dos estudantes. O estudo mostra que sem estratégias educativas adequadas e formação para o uso eficaz destes recursos, o impacto positivo no desempenho académico pode ser limitado. Por isso, é necessário que as políticas públicas e as escolas invistam também em capacitação e metodologias inovadoras que potencializem o uso da tecnologia como um verdadeiro instrumento de aprendizagem.

Além disso, fatores socioeconómicos e o ambiente familiar desempenham um papel crucial na construção do sucesso escolar. Mesmo com acesso a dispositivos eletrónicos e internet, estudantes que enfrentam dificuldades em casa ou que carecem de apoio para o estudo tendem a apresentar resultados inferiores. O estudo reforça que o desempenho académico depende de um conjunto complexo de variáveis, em que o acesso tecnológico é apenas uma delas. A interação entre escola, família e comunidade é vital para que os jovens possam tirar o máximo proveito das oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias.

Outro ponto destacado é a importância do acompanhamento pedagógico personalizado. Os recursos tecnológicos oferecem possibilidades variadas, mas precisam ser orientados por professores preparados para integrá-los ao currículo e adaptar as estratégias às necessidades de cada aluno. A tecnologia deve servir como complemento e não como substituição das práticas educativas tradicionais. O estudo sugere que o investimento em formação docente é tão necessário quanto a disponibilização de equipamentos e acesso à internet para promover uma melhoria real nos resultados escolares.

A pesquisa também chama atenção para a necessidade de infraestrutura adequada e manutenção constante dos equipamentos. Problemas técnicos e dificuldades de acesso podem comprometer a utilização efetiva das ferramentas digitais, levando à frustração e desmotivação dos estudantes. Portanto, assegurar não só a presença, mas a qualidade e a continuidade do acesso, é essencial para que a tecnologia cumpra seu papel no contexto educacional. Investir em suporte técnico e em ambientes digitais estáveis contribui para criar condições favoráveis ao aprendizado.

A motivação dos alunos é outro elemento determinante para que o acesso à tecnologia resulte em benefícios concretos. O estudo evidencia que jovens engajados, que percebem relevância e aplicabilidade nas ferramentas digitais, tendem a desenvolver melhor desempenho. Por isso, é importante que as iniciativas incluam conteúdos atrativos e contextuais, que estimulem o interesse e a participação ativa dos estudantes. O simples fornecimento de recursos não garante o engajamento necessário para que o aprendizado aconteça de forma eficaz.

Por fim, o estudo reforça a necessidade de políticas educacionais que considerem o acesso às tecnologias como parte de um conjunto integrado de ações. A melhoria do desempenho académico exige um esforço conjunto que envolva recursos, formação, apoio emocional e acompanhamento constante. A tecnologia é um recurso poderoso, mas seu potencial só é plenamente explorado quando inserido em um contexto que valoriza o desenvolvimento integral do aluno. Investir em múltiplas frentes é fundamental para garantir resultados duradouros.

Dessa forma, fica evidente que garantir o acesso dos jovens a computador e internet, embora essencial, não é suficiente para transformar a realidade educativa. O caminho para a melhoria do desempenho passa pela combinação de recursos tecnológicos, formação adequada, ambiente favorável e motivação dos estudantes. Compreender essa complexidade é essencial para construir políticas e práticas educacionais que realmente façam a diferença na aprendizagem dos jovens.

Autor : Lara Amphetrion

Share This Article
Facebook Copy Link Print
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Acesso às tecnologias não chega para melhorar desempenho dos alunos

Nos últimos anos, a inclusão digital tem sido apontada como uma solução…

Vencedores das Competições Nacionais de Ciência recebem bolsa de estudo na UA

A Universidade de Aveiro tem destacado o talento dos estudantes do 12.º…

Uema abre inscrições para Bolsa de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) iniciou as inscrições para o programa…

Leia mais

Tecnologia

Faculdade ESEG aposta em tecnologia e inovação para formar profissionais do futuro

By Lara Amphetrion
Tecnologia

Apps de estudo para vida acadêmica: transforme sua rotina com tecnologia educacional

By Lara Amphetrion
Tecnologia

Apps de estudo: Conheça as ferramentas para impulsionar sua vida acadêmica

By Lara Amphetrion
Tecnologia

Educação jurídica a distância precisa equilibrar inclusão com excelência pedagógica

By Lara Amphetrion
Rodrigo Balassiano comenta os principais limites operacionais impostos pela ICVM 175 para fundos estruturados.
Rodrigo Balassiano comenta: quais são os limites operacionais impostos pela ICVM 175
junho 26, 2025
Uema abre inscrições para Bolsa de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação
julho 7, 2025
O Doutorado

O Doutorado é o seu portal de notícias completo para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo acadêmico e científico. De pesquisas inovadoras a debates sobre políticas educacionais, oferecemos a cobertura mais relevante e aprofundada para doutorandos, pesquisadores e entusiastas do conhecimento.

O Doutorado - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?