O DoutoradoO DoutoradoO Doutorado
  • Home
  • Ciência
    CiênciaShow More
    A estranha mudança que o cérebro humano sofre depois da meia-noite, segundo a ciência
    By Lara Amphetrion
    Ciência e educação se unem no projeto “Sementes do Cerrado”
    By Lara Amphetrion
    A ciência tem de interagir com a educação
    By Lara Amphetrion
    Cientistas recriam partes do cérebro humano em laboratório
    By Lara Amphetrion
    Vencedores das Competições Nacionais de Ciência recebem bolsa de estudo na UA
    By Lara Amphetrion
  • Notícias
    NotíciasShow More
    Aposentado como cidadão ativo: informação é poder na defesa dos próprios direitos — uma bandeira fortalecida pelo Sindnapi - Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos.
    Aposentado como cidadão ativo: O papel da informação na defesa dos próprios direitos
    By Lara Amphetrion
    Segundo Ademir Pereira de Andrade, a expansão do agronegócio fortalece a demanda e valoriza as terras em Igaratá.
    O papel do agronegócio no aquecimento do mercado de terras em Igaratá
    By Lara Amphetrion
    Instituto de Ciências Biomédicas da UFU abre edital para mestrado e doutorado
    By Lara Amphetrion
    Andre de Barros Faria mostra como unir estratégia e propósito cria empresas visionárias mesmo em tempos de hiperautomação.
    Estratégia e propósito: O que diferencia empresas visionárias em tempos de hiperautomação?
    By Lara Amphetrion
    Alex Nabuco dos Santos apresenta o novo paradigma urbano que combina estética, funcionalidade e responsabilidade ambiental.
    Planejamento urbano e sustentabilidade integrada: Como unir desenho de cidade, eficiência e valor imobiliário?
    By Lara Amphetrion
  • Tecnologia
    TecnologiaShow More
    Aluna da Uema apresenta estudo sobre otimização da destinação de resíduos sólidos na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
    By Lara Amphetrion
    Goiás Social certifica 225 estudantes em cursos de tecnologia e artes
    By Lara Amphetrion
    Inteligência artificial na educação: de ferramenta a objeto de aprendizado
    By Lara Amphetrion
    Estudantes de escola em Anápolis vencem desafio de educação e tecnologia apoiado pela Fórmula 1
    By Lara Amphetrion
    Acesso às tecnologias não chega para melhorar desempenho dos alunos
    By Lara Amphetrion
  • Sobre Nós
Font ResizerAa
O DoutoradoO Doutorado
Font ResizerAa
  • Home
  • Ciência
  • Notícias
  • Tecnologia
Follow US
Ciência

Ciência e educação se unem no projeto “Sementes do Cerrado”

Lara Amphetrion
Last updated: setembro 11, 2025 11:42 am
By Lara Amphetrion
Published: setembro 11, 2025
Share
4 Min Read
SHARE

Em Minas Gerais, um projeto inovador vem aproximando estudantes e pesquisadores, promovendo experiências únicas que conectam ciência e educação. Alunos do Centro de Orientação e Pesquisa em Educação Especial tiveram a oportunidade de conhecer o Campo Experimental Getúlio Vargas da Epamig, em Uberaba, vivenciando atividades práticas que reforçam conceitos aprendidos em sala de aula. Essa iniciativa demonstra como a interação direta com ambientes de pesquisa pode enriquecer o aprendizado e despertar o interesse por novas áreas do conhecimento.

O projeto proporciona contato com técnicas de manejo agrícola, pesquisa em biodiversidade e conservação ambiental, permitindo que os estudantes compreendam de forma prática como a ciência atua na preservação e no desenvolvimento sustentável. A experiência no campo experimental incentiva a observação, a curiosidade científica e a reflexão crítica sobre a importância da preservação do Cerrado, destacando a relação entre educação de qualidade e conscientização ambiental.

Durante a visita, os alunos participaram de atividades supervisionadas por pesquisadores e técnicos da Epamig, aprendendo sobre métodos de cultivo, experimentos com diferentes espécies vegetais e estratégias de conservação de solo e água. A vivência prática fortalece habilidades cognitivas e motoras, promovendo a integração entre teoria e prática e mostrando que o aprendizado pode ser dinâmico e interativo, muito além da sala de aula tradicional.

Além do aspecto científico, a iniciativa também busca promover inclusão e acessibilidade. O contato de estudantes de educação especial com o campo experimental oferece experiências sensoriais e motoras que estimulam a aprendizagem de maneira diferenciada, garantindo que todos tenham a oportunidade de explorar e compreender conceitos complexos de forma adaptada às suas necessidades e habilidades.

O projeto destaca ainda a importância da cooperação entre instituições educacionais e órgãos de pesquisa. Ao unir escolas e centros de estudo, é possível criar oportunidades de formação que vão além do currículo convencional, oferecendo aos alunos experiências práticas que ampliam horizontes, incentivam a inovação e estimulam o pensamento crítico. Essa parceria fortalece a educação no estado e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com questões ambientais.

A vivência no campo experimental também proporciona aos alunos a compreensão de como a pesquisa científica influencia diretamente a vida cotidiana. Conhecer de perto experimentos que envolvem técnicas agrícolas e manejo de recursos naturais ajuda a construir uma consciência sobre sustentabilidade e uso responsável dos recursos, além de despertar interesse por carreiras na área de ciência, tecnologia e meio ambiente.

O acompanhamento dos estudantes durante todo o projeto é realizado por profissionais especializados, garantindo que cada atividade seja educativa e segura. Essa atenção dedicada permite que os alunos explorem novas habilidades, desenvolvam a capacidade de observação e ampliem o entendimento sobre a importância da pesquisa científica aplicada, consolidando o aprendizado de forma prática e significativa.

Iniciativas como essa reforçam o papel de Minas Gerais como referência em educação e pesquisa, mostrando que a integração entre escolas e centros de estudo é essencial para a formação de jovens preparados para os desafios do futuro. Ao unir ciência e educação, o projeto contribui para o desenvolvimento de competências essenciais, estimula a curiosidade intelectual e promove valores como responsabilidade ambiental, inclusão e inovação, garantindo benefícios duradouros para toda a comunidade.

Autor : Lara Amphetrion

Share This Article
Facebook Copy Link Print
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Aposentado como cidadão ativo: O papel da informação na defesa dos próprios direitos

Aposentado como cidadão ativo é um tema central para compreender a importância…

O papel do agronegócio no aquecimento do mercado de terras em Igaratá

O agronegócio exerce influência decisiva no mercado de terras de Igaratá e…

Aluna da Uema apresenta estudo sobre otimização da destinação de resíduos sólidos na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A gestão eficiente de resíduos sólidos tornou-se um tema central para pesquisadores…

Leia mais

Ciência

Seminário Criação Orgânica e Sustentabilidade reforça protagonismo da UFRGS na agropecuária ambientalmente consciente

By Lara Amphetrion
Ciência

Cientistas recriam partes do cérebro humano em laboratório

By Lara Amphetrion
Ciência

A estranha mudança que o cérebro humano sofre depois da meia-noite, segundo a ciência

By Lara Amphetrion
Ciência

Caminhos acadêmicos que despertam a vocação científica desde a graduação

By Lara Amphetrion
Vencedores das Competições Nacionais de Ciência recebem bolsa de estudo na UA
julho 7, 2025
Rodrigo Balassiano analisa como gestores podem mitigar os desafios do risco em fundos estruturados com carteira concentrada.
Fundos estruturados com carteira concentrada: como lidar com o risco
setembro 22, 2025
O Doutorado

O Doutorado é o seu portal de notícias completo para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo acadêmico e científico. De pesquisas inovadoras a debates sobre políticas educacionais, oferecemos a cobertura mais relevante e aprofundada para doutorandos, pesquisadores e entusiastas do conhecimento.

O Doutorado - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?